VERSÃO em PDF

nossos parceiros

Visite nossa página no facebook

Há alguns anos, venho desenvolvendo uma outra vertente do lúdico na sala de aula: o uso de jogos de tabuleiro modernos, conhecidos como board games. Além de trabalhar algum conceito específico a partir dos jogos, o professor tem a possibilidade de exercitar nos alunos a criatividade, o desenvolvimento lógico, a cooperação, o respeito, entre outros. Isso sem contar a receptividade dos alunos diante do uso de algo inovador para uma sala de aula.

São inúmeros os títulos disponíveis no mercado que podem trazer uma motivação a mais aos estudantes na aprendizagem de determinados conceitos. Entretanto, a grande maioria dos jogos ainda são importados, embora o Brasil venha apresentando desde 2012 um aquecimento deste mercado.

Para o professor que deseje experimentar, alguns jogos nacionais (ou jogos internacionais traduzidos para a língua portuguesa e vendidos no Brasil) podem ser facilmente encontrados por preços razoáveis. Caso deseje ir além, muitos jogos importados trazem temas ou mecânicas que encaixam perfeitamente com determinados assuntos de sala de aula, para a grande maioria das disciplinas escolares. O grande problema desses últimos, porém, são os altos valores de impostos e de frete para trazê-los ao país. Mas, os benefícios aos alunos são evidentes quando utilizamos esses jogos numa determinada aula.

Nos  links abaixo, apresentamos algumas sugestões de jogos que podem ser usados na sala de aula e resenhas periódicas de jogos, com sugestões de aplicação na escola. Dê uma conferida e surpreenda-se com as possibilidades!

Jogos para uso pedagógico