Depois de anos de pesquisa com o RPG descobre-se uma regra simples:

Não há regra que se aplique ao RPG!

Por mais que nos antecipemos e planejemos a atividade, ela sempre consegue uma forma de nos surpreender. Mas isso não é algo ruim. Pelo contrário, são as surpresas cotidianas que nos animam a pesquisar cada vez mais sobre as possibilidades desse recurso.

Entretanto, o planejamento faz parte e é necessário antes do professor utilizar uma atividade como essa. E na hora de planejar começam as dúvidas...

- Como posso criar uma aventura?
- Qual a metodologia que melhor se aplica em minha sala?
- Que dificuldades encontrarei na sua prática?

Para ajudá-lo, criamos esse espaço onde apresentaremos nossas dificuldades e descobertas nessa caminhada diária com o RPG.

Afinal de contas, nem todo mundo precisa encontrar o caminho das pedras, não é mesmo?

Esse espaço está em contínua atualização. Postaremos textos novos regularmente.
Se você tem alguma sugestão de tema que tenha interesse em ver discutido aqui, escreva-nos através do formulário na página inicial.

Personagens por grupo ou aventuras por grupo?
Postado em 10/06/2013

Durante muito tempo desenvolvi as aventuras de RPG na minha sala de aula utilizando a dinâmica de dividir a turma em grupos, de modo que cada equipe representasse um único personagem. Sempre achei essa metodologia mais adequada, visto que, no papel do mestre, sempre tinha o controle da aventura e poderia conduzir os jogadores a realizar determinadas ações que permitiam utilizar esse ou aquele conceito científico... (continuar lendo)

Criando uma aventura pedagógica - Parte I
Postado em 05/07/2013

Então você conheceu o RPG, utilizou alguma aventura pronta na sua sala de aula ou com sua roda de amigos, mas sentiu que faltava algo naquele enredo que fosse mais adequado ao seu grupo ou ao seu perfil? Então está na hora de dar asas à imaginação e criar sua própria aventura! (continuar lendo)

Criando uma aventura pedagógica - Parte II
Postado em 14/08/2013

Olá, amigo leitor! Estamos de volta para continuar nossa discussão sobre a criação de aventuras pedagógicas. Hoje vamos comentar sobre a escolha do cenário e do enredo de sua história. Mas qual a diferença entre uma coisa e outra? (continuar lendo)

Criando um personagem de RPG
Postado em 14/03/2014

Depois de um longo hiato, estou de volta com nossas postagens sobre a prática do RPG na escola.  Vamos dar prosseguimento, falando um pouco sobre a criação de personagens numa aventura de RPG. (continuar lendo)

Como preencher uma ficha de personagem
Postado em 04/06/2014

Alguns leitores e visitantes do nosso site pediram orientações sobre a forma correta para preencher a ficha de personagem do sistema RPG na Escola. (continuar lendo)

Narrando com criatividade e imaginação
Postado em 09/09/2014

Quem já narrou uma aventura de RPG sabe bem que, por mais que o narrador pense nas diversas possibilidades diante de uma situação de jogo, sempre há surpresas nas decisões dos jogadores.

Quando isso acontece (e vai acontecer!), como o narrador deve proceder? (continuar lendo)

Aventuras com cenas em teia X Aventuras com cenas sequenciadas
Postado em 04/11/2014

Um detalhe muito importante a ser considerado quando você escrever sua primeira aventura de RPG, é decidir de que modo as cenas serão construídas. Elas podem ter um encadeamento em teia (ou rede) ou simplesmente serem sequenciadas. Mas o que significam esses termos? (continuar lendo)