Disponível em PDF

Lançado em 2013, o livro se trata de um manual que busca auxiliar o professor na prática do RPG na sua sala de aula ou com sua roda de amigos.

RPG na Escola: aventuras pedagógicas leva ao leitor um pouco de nossas experiências com a pesquisa sobre o uso pedagógico do role playing game, além de 5 aventuras envolvendo as mais diversas disciplinas, sendo 4 delas inéditas.

ATENÇÃO! A versão em pdf não abrange a capa do livro impresso, iniciando-se a partir da contra-capa, conforme figura ao lado. Também não inclui os 2 dados da versão impressa.

Essa versão contempla todas as suas 160 páginas.

O livro faz parte de um kit. Adquirindo-o, você receberá também o arquivo pdf com vários encartes com imagens e mapas e informações para a vivência das aventuras pedagógicas.

IMPORTANTE! Para utilizar as aventuras inseridas no livro, é necessário o uso de 2 dados comuns de 6 faces. Esses dados não acompanham o kit!

Para pedidos, entrar em contato conosco pelo formulário na página inicial do site.

O valor dos arquivos do livro + 10 encartes, em pdf, é de R$ 25,00 a ser pago via PIX ou transferência para o Banco do Brasil.

O envio dos arquivos é feito por e-mail, após a comprovação do pagamento.

É expressamento proibido a cópia ou comercialização desse material sem nossa autorização por escrito.

Leia uma breve descrição de cada aventura contida no livro!

O Vale dos Montes uivantes

O Governador da Província precisa intermediar um debate sobre a liberação da temporada de caça em Novo Horizonte, uma pequena cidade distante da capital. Para isso, ele segue com sua equipe, de helicóptero, até o local do encontro. Entretanto, uma pane na aeronave a faz cair e todos precisam buscar ajuda o mais rápido possível para salvar o Governador, que ficou gravemente ferido.

Nessa aventura, os jogadores formam a equipe do Governador e precisam usar o raciocínio para encontrar ajuda, além de vencer todos os obstáculos que a floresta lhes oferece.

Disciplinas envolvidas: Física (Velocidade, Deslocamento, Sistema de unidades, Magnetismo Terrestre), Geografia (Leitura de mapas, Curvas de nível), Biologia (Primeiros socorros, Teia alimentar e Desequilíbrio Ecológico) e Química (Separação de misturas). Temas Transversais: Respeito Mútuo.

A Caçada

Estudantes contratam um experiente guia para orientá-los numa trilha por uma reserva ambiental, onde fazem pesquisas sobre determinado animal, devendo observá-lo em seu habitat. Entretanto um grave acidente envolvendo o guia deixa todos numa situação desesperadora, pois nenhum deles conhece o caminho de volta! Além disso, o grupo se depara com caçadores que capturam animais silvestres em extinção que vivem na reserva, sendo perseguidos pelos criminosos.

Nessa aventura os jogadores farão o papel desses estudantes, lutando pela sobrevivencia em uma reserva rica de aventuras e desafios.

Disciplinas envolvidas: Ciências (Meio Ambiente, Habitat) e Temas Transversais (Ecologia, Ética).

Epidemia

Pequeno vilarejo no interior da província é afetado por um mal desconhecido, vitimando alguns moradores. Após as primeiras mortes e a própria contaminação do médico local, as autoridades federais são avisadas do surgimento da estranha e desconhecida doença. Assim, é designado um grupo para investigar os últimos acontecimentos, a partir de duas frentes de pesquisa: descobrir a causa da doença, investigar os riscos e determinar, caso seja necessário, a quarentena da vila; e identificar relações criminosas ou terroristas com o surgimento da misteriosa doença.
Dessa forma, a missão do grupo é procurar o médico local para apanhar seu depoimento e dar prosseguimento às investigações, tanto no âmbito criminal como em relação à microbiologia. Nesse sentido, devem recolher materiais para análise e averiguar pistas e indícios de uma ação criminosa ou até mesmo terrorista.

Disciplinas envolvidas: Física (Cinemática, Instrumentos Ópticos), Biologia (Vírus, Epidemia, Sistema imunológico)Matemática (Equações exponenciais).

Um Shopping Center da cidade sofreu uma explosão e parte da estrutura desmoronou. Um grupo de bombeiros precisa entrar e resgatar alguns clientes e funcionários que permanecem no seu interior, antes que o fogo se alastre. Além disso, é preciso fechar o registro da tubulação de gás antes que uma catástrofe maior atinja o edifício.

Resgate no Shopping

Disciplinas envolvidas: Física (Máquinas Simples, Propagação de Calor), Química (Reações Químicas), Temas Transversais  (Ética e Solidariedade).

Soldados brasileiros são capturados pelos alemães após sangrenta batalha em terras italianas. Agora é preciso enviar uma equipe de resgate e correr contra o tempo para resgatá-los antes que embarquem para algum campo de concentração inimigo.

Nessa aventura, os jogadores poderão experimentar um pouco da adrenalina, dos medos e das marcas deixadas nos pracinhas brasileiros durante a Segunda Grande Guerra.

Disciplinas envolvidas: Física (Lançamento de Projéteis), Geografia (Relevo e Clima europeu), História (II Guerra

Zona de Conflito

Mundial), Temas Transversais (Ética e Cooperação).